Sabia que você pode aproveitar melhor o seu investimento direcionando seus anúncios para um público bem específico?

Neste artigo eu vou te falar sobre algumas coisas que podem ser feitas imediatamente por aí, junto com um vídeo em que mostro os passos para anunciar apenas para quem está no seu bairro ou até mesmo na sua rua, de um jeito que pouca gente conhece. Só não perca esse conteúdo. Está cheio de dicas valiosas expostas durante todo o artigo.

Começando com segmentações

Antes de tudo, olhe algumas dicas sobre a forma de selecionar quem receberá o seu anúncio. Isso fará seus resultados melhorem. Perceba que além de escolher algum interesse que as pessoas possam ter, interesse por alimentação saudável ou por pizza, por exemplo, você também pode selecionar o comportamento destas pessoas, lembrando que isso valerá tanto para o Facebook como para o Instagram.

Veja comigo alguns exemplos:

Você pode selecionar a formação do público que você quer que receba seu anúncio.

Pessoas que farão aniversário em determinado mês:

Pessoas que se mudaram de casa, ficaram noivos ou estão em um novo emprego:

Usuários de um determinado tipo de celular:

Perceba que dependendo do seu produto, isso pode te ajudar a chegar até um público com um determinado poder aquisitivo.

Pessoas que viajam ou chegaram de viagem há pouco tempo:

Status de relacionamento:

E que tal poder criar um anúncio específico sabendo que a pessoa que o verá tem filhos com uma determinada idade?

Além dos inúmeros interesses dentro de cada uma destas opções:

Isso define quem irá receber seus anúncios

Enfim, isso tudo serve para que você defina quem irá receber seus anúncios no Instagram ou no Facebook e você ainda poderá selecionar onde isso irá aparecer, no feed ou apenas nos stories, como exemplo, na barra da direita ou até no Messenger. Enfim, você escolhe ou deixa que escolham automaticamente para você, dependendo dos resultados em cada posição.

O que falo para você agora é que você não deve criar apenas uma segmentação de público, pelo contrário, as coisas funcionam muito melhor quando você cria várias.

E uma grande sacada disso tudo é que você pode usar exclusões, direcionando, como exemplo, um anúncio para pessoas que estão apenas no seu bairro, que viajam frequentemente, mas excluindo pessoas com filhos pequenos ou até mesmo excluindo quem está em algum pedaço do bairro que você não vê sentido anunciar.

Agora quer saber a verdade, depois de ter investido R$ 250.000,00 nestes últimos meses, gerando R$ 960.000 de faturamento para alguns negócios? (Pelo menos até o momento que escrevo este texto)

Há algo ainda mais inteligente para ser feito

A verdade é que estes públicos que mostrei aí acima geram ótimos resultados quando o seu anúncio é bom (e naturalmente, o seu produto também), mas normalmente há públicos que geram resultados muito melhores.

É o seguinte… e te garanto que isso aconteceu para 100% dos clientes até hoje. O público que já interage com você tem um potencial de compra muito maior, por questões óbvias.

Porém ele existe em quantidade limitada, então o que fazer para vender mais ao mesmo tempo em que se alcança mais gente?

Simples. Divida o seu investimento entre gente que conhece a empresa e gente que nunca ouviu falar sobre a empresa, usando exatamente a dica que deixei aí acima, as exclusões, porém usando-a de outra maneira. Isso é algo que há alguns anos aprendi com um cara chamado Pedro Sobral e coloquei em prática diversas vezes, com muito sucesso.

Use hierarquias de públicos

Eu simplesmente crio uma hierarquia de públicos, dividindo meu dinheiro de forma mais inteligente e fazendo com que ao longo do tempo, possa ir melhorando ainda mais essa distribuição da verba, tirando de onde o resultado é pior e colocando mais onde o resultado é melhor.

Olha um exemplo do que eu faço. Vamos pensar que precisamos criar uma campanha para vendas de um determinado produto.

Idealmente a empresa tem um perfil no Instagram, outro no Facebook e um website.

Idealmente produz conteúdo.

Então, naturalmente adaptando a cada tipo de negócio e momento, o que normalmente faço…

Um exemplo de hierarquia

Crio uma campanha com parte do valor destinado a cada um dos públicos abaixo:

  • 01. Quem interagiu com o Instagram da empresa em todos os últimos 3 dias, hoje, ontem e também há 3 dias;
  • 02. Quem interagiu com o perfil do Instagram ou do Facebook nos últimos 30 dias;
  • 03. Quem anda assistindo os vídeos da empresa, por 50%, 75% ou 95% do tempo do vídeo, dependendo do tamanho destes vídeos;
  • 04. Quem visitou determinadas páginas do site nos últimos 90 dias;
  • 05. Quem interagiu com o perfil do Instagram ou do Facebook nos últimos 365 dias;
  • 06. Pessoas com características parecidas às das que já compraram o produto (usando um recurso chamado lookalike);
  • 07. Pessoas com características parecidas às das que assistem 95% dos vídeos sobre o produto ou a empresa;
  • 08. Quem se interessa por determinado assunto relacionado ao produto (veja que só agora vem o público que comentei no início deste artigo)

Use exclusões entre os públicos

O detalhe é que, com algumas exceções, a cada público, mando excluir as pessoas que estão nos públicos acima. Com isso evito a concorrência comigo mesmo, já que tudo isso é um grande leilão, além de ter mais controle sobre a minha verba de investimentos. Como resultado, eu tenho mais controle sobre o meu custo máximo para gerar cada venda.

Enfim, há variações e ajustes, mas essa é a ideia. Assim você tem um controle muito maior sobre os seus públicos, que podem e devem ir sendo melhorados ao longo do tempo. Da mesma forma você tem mais controle sobre o seu dinheiro, permitindo que você o direcione sempre para onde o ROI, o retorno sobre o investimento, seja maior.

Bom, agora segue o vídeo em que deixo para você os passos para selecionar apenas uma região, uma rua ou um bairro na hora de selecionar os seus públicos. Saiba que você poderá usar isso que mostrarei em conjunto com tudo que citei acima.

Se ficou alguma dúvida ou se quer que eu grave um vídeo mostrando qualquer outro passo que citei por aqui, é só deixar nos comentários.

Espero que ajude e quando quiser saber mais sobre os tipos de consultoria disponíveis para criação de campanhas online, me mande uma mensagem no WhatsApp clicando aqui.

Aprenda na prática a segmentar por regiões de um jeito diferente

Segue o vídeo. Como anunciar apenas para quem está em uma determinada região:

Sucesso nos negócios, sucesso na vida!

Alessandro Gonçalves
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