Sim, isso te ajudará a crescer na carreira também…

Um grande amigo do Corinthians me pediu ajuda hoje, sobre onde começar a investir seu dinheiro.

Resolvi então deixar aqui para todos algumas ideias, que vão da educação financeira a uma dica sobre carreira, afinal certamente o que vou falar foi uma das coisas que me ajudou a alcançar o topo na carreira na TI, e já chego lá…

Primeiro o dinheiro: se você está começando e não conhece muita coisa sobre investimentos, busque aprender o básico, o essencial, mas já faça uma coisa, pegue um pouquinho do seu dinheiro e coloque em algum investimento seguro, porque quando seu dinheiro está em jogo, seu interesse pelo assunto tende a aumentar.

Já saiba que seus primeiros investimentos não são os que vão gerar um ótimo retorno e você nem deve ter esse objetivo.

Seu objetivo no começo deve ser o de ter uma reserva de emergência e já vou te falar o que você deve buscar.

Calcule quanto você precisa para viver. Não necessariamente seu salário ou seu rendimento mensal, mas o que você efetivamente precisa para pagar todas as contas em um mês. Multiplique por seis. Essa deve ser a sua meta para ter em um investimento seguro, que não vai te gerar fortuna mas vai te gerar tranquilidade emocional e alguma segurança.

Eu até recomendo bastante que você divida isso em metas menores, busque ter o equivalente a três meses investidos em um local seguro e antes disso, um mês de rendimento em um local seguro.

Mas o que é um local seguro?

Pode ser um fundo de renda fixa ou um fundo DI, mas eu recomendo que seja o Tesouro Selic.

Quando você entrar lá no Tesouro Direto, através de uma corretora ou banco, verá que existem várias opções, com datas, anos, além dos rendimentos. Aqueles anos não querem dizer que o seu dinheiro ficará preso lá, mas sim que o rendimento colocado lá é garantido se você deixar o seu dinheiro até aquela data. Mas também não quer dizer que se tirar antes, renderá menos. Poderá ter rendido mais ou poderá render menos, mas isso não importa tanto agora. Se quiser me pergunte e te explico sobre isso nos comentários ou em outro post.

Para não complicar neste momento, use o Tesouro Selic, já sabendo que neste momento do Brasil, com SELIC a 3%, ele renderá pouco mas será mais tranquilo para administrar.

Repetindo, não é nisso que você vai ganhar um bom dinheiro. Qualquer investimento seguro hoje no Brasil, assim como funciona nos países desenvolvidos, rende muito pouco. Mas um ponto importante para que você olhe é que em outros investimentos do mesmo tipo, conservadores, a taxa de administração será alta e se você colocar uma alta taxa em um investimento que já rende pouco, ficará com menos ainda.

O que interessa é que você vá acumulando um pouco a cada mês. De preferência você deveria criar uma vida em que conseguisse separar de 10% a 20% do que ganha, mas se não conseguir, separe R$ 100 e mande para seu fundo de reserva, todo mês.

A maior dica aqui é a seguinte: não espere sobrar, porque não vai sobrar!

Se você é um ser humano comum, logo que receber já separe essa parte do seu dinheiro e mande para seu fundo ou para o Tesouro Selic, no mesmo dia. É como se tivesse pagando uma conta que sempre vence no dia do seu recebimento. Você vai ter que se virar com o restante do seu dinheiro ao longo do mês e certamente essa é uma das melhores formas de fazer esse negócio todo acontecer.

Com o tempo você vai perceber uma coisa, além de ver seu dinheiro crescendo: você passa a poder aproveitar mais as oportunidades que aparecem, passa a poder comprar as coisas à vista e seu dinheiro passa a sobrar mais, fazendo com que você possa aumentar esse seu “bolo do investimento”.

Entenda que o passo seguinte será você se arriscar mais. Eu sei que algumas pessoas não podem nem ver essa palavra “risco”, mas algum risco de perder é necessário para que você tenha um risco de ganhar um pouco mais, ou até muito mais. Se neste momento você já tiver a sua reserva de emergência, certamente sua preocupação será menor e seus rendimentos maiores ao longo do tempo.

Veja que neste momento, é muito mais arriscado não ter nada do que ter um dinheiro em um investimento mais arriscado, assim como é muito mais arriscado não entender nada sobre investimentos do que ter dinheiro em investimentos não tão conservadores. O risco maior sempre estará na ignorância e na falta de ação e não no investimento em si.

Bom, e como eu disse que te falaria sobre como isso tudo me ajudou a crescer na carreira, vou terminar com isso: a tranquilidade emocional que muitas vezes eu tive ao longo da minha vida, por não depender totalmente do salário da empresa, ou do meu clube, por saber que uma emergência não me afetaria drasticamente ou por saber que meu foco e minhas preocupações poderiam ficar no meu próprio trabalho e não em arrumar dinheiro para pagar as contas, sempre me ajudou a ser um profissional melhor.

Veja que isso tudo depende exclusivamente de você. Minha decisão normalmente foi a de ter uma vida com um padrão um pouco abaixo do que meu salário me permitiria, para poder ter uma vida mais tranquila um tempo depois.

Isso não quer dizer que tudo sempre foi tranquilo, mas quer dizer que meus momentos não tranquilos foram mais tranquilos do que os momentos da maioria, pelo que eu mesmo fiz antes.

Espero que você pegue a ideia e saiba que tudo depende mesmo sempre aí de você, 100% do tempo. Comece agora o que você vai agradecer lá na frente por não ter deixado para depois.

Conte sempre com a minha ajuda. É um dos assuntos que mais gosto e uma das várias coisas que a escola não ensina e você precisa saber para ter sucesso na vida.

Um abraço!

Alessandro Gonçalves | 121BrAcademy

Conheça meu grupo de direcionamento:
www.alessandrogon.com.br/omp