Se você anda de olho em como melhorar a empresa em que trabalha ou é proprietário, eu tenho algo para você.

Eu te falaria para olhar para quatro grandes questões, essenciais para melhorar qualquer negócio, mas agora vou falar sobre duas que mais fazem sentido neste momento.

Se você quer mesmo melhorar a empresa, inevitavelmente você vai precisar identificar como melhorar a gestão do negócio, de um modo geral, o que na prática engloba tantas coisas que eu não conseguiria te explicar como melhorar cada um deles em um post de blog sem que ele quase virasse um livro.

Mas eu vou fazer o possível para deixar em cada post pelo menos uma ideia ótima, para que valha a pena você voltar e ler o que escrevo.

Eu vejo que muitos empresários não sabem que existem modelos de gestão consagrados. Não que existam receitas para você começar e já arrumar tudo que precisa, isso não existe. Mas há sim ótimos modelos que valem a pena ser seguidos, até porque eles foram e continuam sendo testados em vários tipos de negócios, e com isso vão se aprimorando a cada ano.

Lá por volta de 2008 em passei alguns anos estudando o que pude sobre os melhores modelos de gestão do mundo, na época para levar para a gestão do futebol, e por isso posso deixar com convicção a dica de hoje: Se você quer melhorar a gestão do seu negócio, olhe com atenção para um modelo.

Um dos modelos que estudei na época foi o mais conhecido nos EUA, o Malcolm Baldrige, outro foi o MEG, o modelo brasileiro, difundido pela Fundação Nacional da Qualidade.

E aí vem uma questão bem importante quando se fala em qualidade: nós não estamos falando de gestão da qualidade, mas sim de qualidade da gestão. São coisas realmente diferentes.

Quando você olha para a qualidade da sua gestão, você precisa olhar para desempenho, desempenho crescente e constante, em diversas áreas.

E essa é uma das vantagens dos modelos que citei, eles estão totalmente baseados no desempenho, verificado, mensurado, e com grande atenção ao crescimento constante, além de considerar coisas como:

  • Desenvolvimento de Parcerias
  • Aprendizado Organizacional
  • Pensamento Sistêmico
  • Cultura da Inovação
  • Liderança e Constância de Propósito
  • Visão de Futuro
  • Orientação por Processos e Informações
  • Valorização de Pessoas
  • Conhecimento do Cliente e do Mercado
  • Responsabilidade Social

E algo em mente, 100% do tempo: Geração de Valor.

Eu não estou dizendo aqui que você precisa seguir um modelo à risca, não precisa e muitas vezes nem deve, já que cada empresa é uma empresa e cada momento é um momento.

Mas quero despertar em você o interesse para olhar mais de perto para um modelo.

Veja a imagem abaixo, que é o diagrama do Modelo de Excelência da Gestão da FNQ:

Diagrama do Modelo de Excelência da Gestão

Eu gosto muito deste diagrama, porque ele nos remete a pensar nas coisas como devem acontecer:

Se você começar a olhar da esquerda para a direita, verá que tudo começa com a liderança, que efetivamente deve ser uma liderança eficaz, não somente com constância de propósitos mas também com uma capacidade incomum de fazer com que a empresa se movimente na direção do resultado que se deseja.

Veja que este não é um post em que estou falando especificamente sobre resultados, mas o que quero dizer quando falo em melhorar negócios, não é aumentar em 20% as vendas, não é terminar o ano 30% melhor.

Eu falo de se tornar uma empresa 3 vezes maior, de se tornar um negócio 10 vezes maior! Estou falando de crescimento de verdade, como poucas conseguem, justamente porque poucas fazem o que realmente precisa ser feito para que se alcance um resultado como este.

E tudo que você tem ou não, é apenas consequência das coisas que você faz ou deixa de fazer. A vida no fim é mais simples do que parece. Não fácil, simples.

Mas voltando ao diagrama.

Através de uma liderança realmente capaz, e aí te recomendo olhar os excepcionais estudos de Jim Collins sobre Liderança Nível 5, deve-se buscar as melhores estratégias e planos, mas de olho em que, ou em quem?

Nos clientes e na sociedade, que demandam uma extrema atenção, a ponto de se identificar quais problemas devem efetivamente ser resolvidos. Afinal, qualquer negócio que se preze, deve existir para resolver algum tipo de problema.

Com isso abordamos as partes azuis do diagrama, e então vamos para as verdes.

Estas partes verdes representam as pessoas e os processos, e são justamente através deles, ótimas pessoas e ótimos processos, que se alcançam as melhores soluções para os problemas que devem ser resolvidos para os clientes e para a sociedade.

E de quem é a responsabilidade de se conseguir ótimas pessoas e de se criar ótimos processos? Justamente de quem começa e termina tudo isso, da liderança!

Liderança não quer dizer uma pessoa sozinha, mas um grupo de líderes capazes de manter o negócio no rumo desejado.

Não são líderes que concordam em tudo, não são líderes extremamente capacitados sempre, mas são líderes capazes de atrair e manter as melhores pessoas dentro do negócio.

E de aceitar que estas melhores pessoas é que poderão ajudá-los a identificar as melhores ideias, enquanto são mantidos os melhores processos.

Quando eu digo melhores, quero dizer, o melhor dos melhores?

Não! Nunca, não existe melhor dos melhores processos. E por uma razão simples: porque o mundo muda, o momento muda, as pessoas mudam e até os valores das pessoas mudam com o tempo!

Então, o que é melhor hoje não necessariamente é melhor amanhã.

O que foi criado hoje pode ser superado tecnologicamente daqui 10 segundos.

O que importa é o comportamento de melhorar sempre, cada vez mais, continuamente.

Excelentes líderes são capazes de manter excelentes pessoas, que são capazes de criar e manter excelentes processos, mas para que serve tudo isso?

Para um principal motivo, que está lá, bem grande e em amarelo: pelos RESULTADOS.

No fim o que importa são os resultados! E resultados, resultam, simples assim, resultam de coisas que são feitas. São bons se boas coisas foram feitas. São ruins se coisas ruins forem feitas. Só resultam, e são o que importa no final.

Agora eu quero que você olha para algo além destas cores, tão importante quanto tudo que citei e essencial para que tudo isso funcione e essencial para que os resultados não só venham mas continuem crescendo ao longo do tempo: o que está em branco, informações e conhecimento.

Sem informação, sem conhecimento, uma organização não é nada!

Informação e conhecimento são as “veias” de tudo isso. É o que faz o negócio girar, é o que dá fluidez.

Em algum outro momento eu passo por aqui para escrever, ou gravo algo bem específico sobre informações, sobre o  conhecimento que a informação pode gerar e sobre a importância de se manter este conhecimento dentro da organização, ao mesmo tempo em que se deve cuidar da disseminação do conhecimento relevante entre as equipes de trabalho, as pessoas.

Agora que eu pude te dar uma ideia do que representa um modelo, que na prática vai muito além disso, antes de terminar eu vou te falar da outra questão, já que comecei o texto dizendo que de quatro questões que julgo importantes agora para melhorar uma empresa, eu citaria duas, e falei apenas da gestão.

A gestão acaba englobando as outras coisas, mas não dá para pensar em melhorar negócios sem falar em melhorar as vendas.

Toda empresa precisa de mais faturamento, e mais do que isso, precisa de mais lucro, que é nem sempre está diretamente relacionado ao faturamento.

E naturalmente, quando se olha um modelo de gestão de perto, alguns dos indicadores medidos e acompanhados constantemente, são justamente os que se referem ao lucro, junto com outros fatores.

Sobre isso eu vou trazer novos conteúdos em breve, principalmente relacionados às estratégias de vendas usando a internet para atrair clientes, para qualquer tipo de negócio.

Eu espero ter te ajudado com alguma coisa, e se você quiser participar de uma comunidade fechada, ter a minha ajuda pessoal, te orientando na melhoria da sua gestão, nas estratégias de vendas na internet, no ganho de eficácia na execução de projetos e até mesmo na hora de fazer com que a sua equipe traga melhores resultados com menos esforço, eu te convido a participar da Comunidade Excelência nos Negócios.

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